Posted on

Comentaristas

Debate Nelson na Televisão - O Maldito do Horá...

Debate Nelson na Televisão – O Maldito do Horário Nobre (Photo credit: SESI SP)

Hesitantemente, tenho que criticar um crítico (ou comentarista) de RS. Não aprecio ver alguém que diz ser amante de um programa como este, dizer coisas que não correspondem a essa posição (de um comentarista de RS). Ele poderia gostar do canal de TV ou veladamente trabalhar para ele ou qualquer que seja o vínculo que eles têm, mas acho incorreta a sua crítica e posicionamento.

English: George Orwell in Hampstead On the cor...

English: George Orwell in Hampstead On the corner of Pond Street and South End Road, opposite the Royal Free Hospital. The bookshop has long gone. (Photo credit: Wikipedia)

Dizendo coisas como “Primeiro, se trata de um programa de televisão, um show, um concurso, um jogo. Se perdemos isto de vista, estamos perdidos” está sendo contraditório com as próprias palavras (embora admitindo seu vínculo) e perdendo de vista a fidelidade ao formato em que o programa se baseia. Seria como dizer que não é algo sério ou não é mais (sério) que os programas comuns de entretenimento, ou que pelo menos implica que tudo é apenas diversão, um show, e que buscam audiência e sucesso de público, e com este sucesso, os patrocínio, prestígio e poder de comunicação. Se fosse um blogueiro verdadeiramente independente, seu ponto de vista teria mais credibilidade e força, e seria reprovável apenas pela opinião tendenciosamente equivocada.

Iván Madrazo, concursante ganador de Gran Herm...

Iván Madrazo, concursante ganador de Gran Hermano 10 en España (Photo credit: Wikipedia)

Acontece que tais tipos de programas mencionados por ele, paga artistas com cachês e salários milionários e também distribui bons prêmios aos vencedores de jogos de TV. Então seria o caso de fazer Noemi como uma das finalistas e colocar Ariadna como sua candidata a “finalista+1”, ou vice-versa. Assim, as legiões de fãs de ambas, juntas, garantiriam que elas ganhassem as premiações do programa com facilidade. Pipi (Sindia) também estaria credenciada. Isto seria melhor e, no encerramento do programa, na cerimônia de premiação, estes seriam entregues para os duas melhores jogadoras (ou artistas), e seus nomes figurariam nos créditos exibidos ao final, como é costumeiro fazer nesses casos, porque elas foram, sem dúvida, as que mais contribuíram para o sucesso desta edição do Gran Hermano, e, responsáveis pelo crescimento do público (inesperado, é claro) obtido.

Naturalmente, as sugestões acima não têm fundamento! Gran Hermano não pode ser colocado na categoria comum de entretenimento e um comentador que diz isso com o pretexto de defender os seus supostos patrões ou amigos não é comentarista apropriado para este tipo de formato em que se baseia o programa. Você não pode dispor da vida das pessoas como lixo. Famílias, parentes, amigos e pessoas com laços de afinidade, são afetados. Milhares de pessoas recebem seus salários por conta deste formato. Os patrocinadores têm uma reputação a zelar. Isso é grave, muito grave.

London - Portobello Road, George Orwell House

London – Portobello Road, George Orwell House (Photo credit: Wikipedia)

É verdade que este é um concurso, mas não é um jogo para os concursantes, patrocinadores e a estação de televisão (e não também para os comentaristas). Se é um jogo, é apenas para os espectadores, que, embora isto não seja correto, é impossível controlar. Se o canal de TV tentar controlar a opinião da multidão ou tentar manobrá-la, atingirá um muro indestrutível, e irá “quebrar a cara”, como sucedeu com o BIG BROTHER na obra literária (“1984” – George Orwell) na qual se baseia o formato.

Na verdade suas musas estavam ausentes, já que essas frases contradizem tudo ou quase tudo sobre o que disse de Noemi: “¿Acaso alguien pensaba que no diera la cara ante Alessandro? Bien podría no hacerlo, pero hubiera denotado una inmensa cobardía”. Sempre digo que não se deve chutar um cão morto e por isso não critico as pessoas que não estão presentes no foco de um RS. No entanto, aqueles que dão uma cara para bater, bato, embora seja apenas através de um post. Big Brother está vigiando você!

Aconselho a aprender um pouco de Inglês se ainda não sabe, e ler “1984” de George Orwell, ou pelo menos ver o filme baseado no livro. Trata-se de uma destopia que tem muito a ver com ameaças ao nosso futuro como humanidade (e já está surtindo seus efeitos), a ser desenvolvido através da televisão (e a internet), com a sua potencial ameaça à liberdade individual. Reality Show significa Show (de) Realidade. A única adição significativa ao formato é a questão da participação do público, para recompensar o herói da história, e esta é uma informação importante, já que estamos falando de informações.

English: Logobb

English: Logobb (Photo credit: Wikipedia)

Em verdade, digo que o veículo que nos ameaça é o veículo que está a tentar desacreditar a ameaça.

Não sou advogado de Noemi e não sou um fã dela. Sou, sim, um amante da verdade, respeito, sinceridade e justiça. Sou também decididamente contra a manipulação de consciências e o uso das pessoas como apenas pessoas.

Location of different versions of Big Brother

Location of different versions of Big Brother (Photo credit: Wikipedia)

Advertisements

About Frank Killer

Astronomy, Physics, Quantum Theory, Terraforming, People, Computers, Computer Simulation, Reality Shows http://votalhada.blogspot.com.br/ @frankkiller04

Leave a Comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s